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Antonio candido e a formacao da literatura comparada no brasil

Processo: 08/56696-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 09 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Adelia Toledo Bezerra de Meneses
Beneficiário:Waltencir Alves de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura comparada
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antono Candido | Critica Dialetica | Critica Literaria No Brasil | Literatura Comparada | Teorias Criticas

Resumo

O projeto é a análise da obra crítica de Antônio Cândido observando a sua importância para o surgimento e a consolidação da Literatura Comparada no Brasil. Pretende-se enfocar a relação entre suas formulações teóricas e os contextos sociais e históricos em que elas foram geradas, atentando para a singularidade de suas proposições diante dos impasses teóricos do século XX. A proposta é analisar, especificamente, a formulação e aplicação de um método comparatista em alguns ensaios da obra Formação da Literatura Brasileira, de 1959, e também avaliar a alteração de alguns parâmetros de análise em estudos posteriores do autor. Julga-se que nos estudos da Formação emprega-se um método crítico que será explicitado em Literatura e Sociedade. Posteriormente, alguns desses pressupostos teóricos, sobretudo os que se referem ao comparatismo literário, são remodelados de forma significativa em ensaios posteriores como "Literatura de Dois Gumes" (1966/1969); "Dialética da Malandragem" (1970) e "Literatura e Subdesenvolvimento" (1972/1973). O objetivo fulcral é verificar como alguns modelos e métodos da Literatura Comparada foram empregados, resultando, muitas vezes, na adaptação significativa de conceitos oriundos das escolas comparatistas francesa e norte-americana para o estudo da Literatura Brasileira, concebida pelo crítico como resultante de uma relação dialética entre motivações "localistas" e "universalistas". (AU)

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