Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de microssistemas analíticos construídos com LTCC (Low temperature Co-fired Ceramics) para a determinação de glicose, colesterol e uréia mediante reações enzimáticas com detecção quimiluminescente e espectrofotométrica

Processo: 08/11151-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Ana Rita de Araujo Nogueira
Beneficiário:Willian Toito Suarez
Instituição-sede: Embrapa Pecuária Sudeste. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Glicose   Colesterol   Ureia   Análise por injeção em fluxo

Resumo

Neste projeto, serão desenvolvidos procedimentos automatizados em fluxo com detecção quimiluminescente ou espectrofotométrica empregando microssistemas analíticos construídos com tecnologia LTCC (Low Temperature Co-fired Ceramics), multicomutação e reatores em fase sólida. Esses procedimentos serão utilizados para determinação de glicose em soro de sangue bovino e amostras alimentícias, colesterol em carne bovina e ovina, e uréia em amostras de leite. Com a automatização dos procedimentos e o emprego dos reatores em fase sólida, pretende-se minimizar a manipulação das amostras, diminuir o consumo de reagentes, aumentar a freqüência de amostragem com uma maior precisão nas medidas e obter uma maior sensibilidade. Com a miniaturização do sistema analítico empregando LTCC pretende-se integrar o sistema fluídico e de detecção no mesmo substrato com o objetivo final de construir um microssistema de análises totais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SUAREZ, WILLIAN TOITO; PESSOA-NETO, OSMUNDO DANTAS; JANEGITZ, BRUNO CAMPOS; VIEIRA, HEBERTH JULIANO; FARIA, RONALDO CENSI; FATIBELLO-FILHO, ORLANDO. FLOW INJECTION SPECTROPHOTOMETRIC DETERMINATION OF N-ACETYLCYSTEINE AND CAPTOPRIL EMPLOYING PRUSSIAN BLUE GENERATION REACTION. Analytical Letters, v. 44, n. 14, p. 2394-2405, 2011. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.