Busca avançada
Ano de início
Entree

O agramatismo em discussão: análise de aspectos sintáticos da linguagem de três sujeitos afásicos que frequentam o Centro de Convivência de Afásicos (cca-iel,unicamp)

Processo: 04/01193-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2004
Vigência (Término): 30 de novembro de 2004
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Edwiges Maria Morato
Beneficiário:Juliana Blanco Ramos
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Agramatismo   Afasia   Funcionalismo   Neurolinguística

Resumo

Pretendemos neste estudo fazer um estudo das alterações sintáticas de três sujeitos afásicos a fim de explorar a discussão sobre o fenômeno do agramatismo no campo da Neurolingüística. Cumpre ressaltar que o agramatismo, um dos fenômenos mais estudados desse campo ainda hoje apresenta questões pendentes em termos explicativos, e alguns estudiosos creditam esse fato a aspectos que não foram solucionados ou elucidados pelas teorias mais tradicionais em sua análise, como a gerativa. Propomos, então, que se lance mão de uma hipótese funcionalista na abordagem do fenômeno, salientando não um dos níveis lingüísticos, isto é, o sintático, na explicação do agramatismo, mas o imbricamento dos níveis de análise lingüística. Com vistas a esta discussão teórica, e considerando o caráter qualitativo da pesquisa, o corpus será composto de dados que permitam analisar a produção lingüística em ambiente naturalístico (conversas espontâneas), a fim de observar o processamento da linguagem de sujeitos que apresentam alterações sintáticas significativas. (AU)