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Desempenho no teste de vocabulário do ABFW e teste de Illinois de habilidades psicolinguisticas de crianças com Distúrbio Específico de Linguagem

Processo: 06/00731-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Célia Maria Giacheti
Beneficiário:Cíntia Matsuda Toledo
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem   Transtornos da linguagem   Vocabulário   Crianças

Resumo

Na prática clínica fonoaudiológica temos constatado que o diagnóstico de Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) é extremamente complexo. Esse diagnóstico é sugerido quando a criança apresenta alterações da linguagem que não podem ser atribuídas à deficiência auditiva, a disfunção neuromotora, a deficiência mental, ao déficit de atenção e hiperatividade, aos transtornos invasivos do desenvolvimento, distúrbios psicóticos, insultos cerebrais adquiridos, interação social restrita e distúrbios do comportamento e emocionais significativos. Podem apresentar comprometimento nos componentes fonológicos, semântico, sintático e pragmático. Este trabalho tem como objetivo caracterizar o perfil de habilidades de linguagem de crianças com DEL utilizando avaliação clínica, teste de vocabulário do ABFW e ITPA- Teste Illinois de Habilidades Psicolinguísticas; buscando comparar o desempenho nestas tarefas com um grupo controle pareado por gênero e idade cronológica e sem queixas de aquisição e desenvolvimento de linguagem.Será realizado levantamento de prontuários do CEES, avaliação clínica, aplicação do teste de vocabulário- ABFW e do ITPA. Os achados serão apresentados e discutidos qualitativamente e quantitativamente. (AU)

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