Busca avançada
Ano de início
Entree

Metodologia participativa na interface educação, meio ambiente e saúde: análise de estudos desenvolvidos em universidades públicas paulistas

Processo: 10/13839-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2010
Vigência (Término): 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Pedro Roberto Jacobi
Beneficiário:Renata Ferraz de Toledo
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Meio ambiente   Pesquisa-ação

Resumo

As metodologias de pesquisa pautadas pela dinâmica participativa vêm sendo cada vez mais desenvolvidas em diversas áreas do conhecimento por possibilitar a participação ativa dos grupos sociais no processo de tomada de decisões. Dentre as metodologias participativas esta pesquisa destaca a pesquisa-ação, por caracterizar-se não apenas pela participação direta de representantes de determinada situação problematizadora, mas também pela realização de intervenções sociais orientadas para a resolução desses problemas ao longo do seu desenvolvimento. Assim, o presente estudo objetiva analisar a metodologia da pesquisa-ação quanto aos seus fundamentos teóricos e sua aplicação nas áreas de interface entre educação, meio ambiente e saúde nos estudos desenvolvidos nas universidades públicas paulistas. Inicialmente, por meio de pesquisa bibliográfica em publicações nacionais e internacionais, será realizada uma síntese analítica sobre seus fundamentos teóricos e principais correntes. Em seguida, utilizando-se de revisão sistemática se procederá a uma investigação acerca de trabalhos desenvolvidos na interface das áreas da educação, meio ambiente e saúde que adotaram a pesquisa-ação como metodologia e, de forma complementar, serão realizadas algumas entrevistas com estes pesquisadores. Espera-se com este estudo aprimorar conhecimentos sobre a pesquisa-ação e subsidiar novas reflexões sobre o tema para fortalecer e consolidar essa linha de pensamento e de enfrentamento dos problemas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE TOLEDO, RENATA FERRAZ; GIATTI, LEANDRO LUIZ. Challenges to participation in action research. HEALTH PROMOTION INTERNATIONAL, v. 30, n. 1, p. 162-173, MAR 2015. Citações Web of Science: 4.
RENATA FERRAZ DE TOLEDO; LEANDRO LUIZ GIATTI; PEDRO ROBERTO JACOBI. A pesquisa-ação em estudos interdisciplinares: análise de critérios que só a prática pode revelar. Interface (Botucatu), v. 18, n. 51, p. -, Dez. 2014.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.