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As Revistas Didáticas da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília-SP (1976-1996)

Processo: 09/17179-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Rosane Michelli de Castro
Beneficiário:Viviane Cássia Teixeira Reis
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Comunicação acadêmica   Periódicos científicos   Comunicação científica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | Ensino-aprendizagem | pesquisa histórica | Produção acadêmico-científica | Revistas Didática | História da Educação

Resumo

Trata-se de projeto de pesquisa a ser desenvolvido no âmbito do projeto integrado de pesquisa denominado "A produção acadêmica sobre formação de professores na Pós-Graduação em Educação da UNESP-Marília (1988-2008)". Tal projeto de pesquisa tem como objetivo geral localizar, reunir, selecionar, ordenar e analisar a produção acadêmico-científica contida nas Revistas Didática, publicadas entre 1976 e 1996, em busca de evidenciar a importância da sua circulação para a área de educação, em especial para a Formação de Professores. As Revistas Didáticas foram criadas ainda quando a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília-SP - FAFI de Marília era instituto isolado e com o objetivo inicial de comunicarem a produção acadêmico-científica dos professores dessa Faculdade. Após 1976, já com a Faculdade sob nova denominação, Faculdade de Educação, Filosofia, Ciências Sociais e da Documentação - Campus de Marília, as Revistas Didáticas passam a se dedicar à publicação de conhecimentos novos produzidos na área da educação, sobretudo com relação aos processos de ensino-aprendizagem, e, portanto, abre-se mais amplamente à colaboração de pesquisadores externos à Faculdade. Em 1996, como periódico da mesma Faculdade que, então, já se chamava Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília - FFCM - UNESP/Marília, a publicação das Revistas Didática foi interrompida, porém, os textos contidos nessas Revistas ainda são referência para pesquisadores da área. Daí a formulação deste projeto de pesquisa de iniciação científica, documental e bibliográfica de abordagem histórica. O método de análise será o dos "aspectos da configuração textual", segundo Magnani (1993; 1997) /Mortatti (2000), baseado nos procedimentos de localização, reunião, seleção, ordenação e análise do corpus documental, ou seja, do conjunto de produções contidas nas Revistas Didáticas, entre 1976 e 1996. Trata-se de projeto de pesquisa que se acredita que irá permitir à jovem pesquisadora maior dedicação à atividade de pesquisa, possibilitando-lhe o aprimoramento de sua formação na graduação, sendo também uma preparação para a pós-graduação. (AU)

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