Busca avançada
Ano de início
Entree

MANIPULAÇÃO E CONTROLE DA VIDA: As implicações das práticas biomédicas e do conhecimento biotecnológico e genômico nos debates antropológicos acerca das representações simbólico-valorativas sobre beleza, corpo, saúde, vida e morte.

Processo: 09/15627-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Teoria Antropológica
Pesquisador responsável:Mauro William Barbosa de Almeida
Beneficiário:Valdeir Donizete Del Cont
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

A temática do melhoramento genético e das possibilidades do conhecimento biotecnológico têm despertado uma série de questões e de preocupações, motivando debates variados, passando por aspectos morais e religiosos, econômicos e sociais, bem como, o que é de nossa atenção especial, importantes desdobramentos antropológicos, de modo particular no que diz respeito às representações simbólico-valorativas sobre beleza, corpo, saúde, doença, vida e morte. Em meio à esperança de uns e a desconfiança de outros, o conhecimento genômico avança em várias direções: na precisão do conhecimento e da técnica de manipulação e controle; em novas terapias e práticas biomédicas; em produtos geneticamente modificados; em correções fenotípicas (com indicações médicas e estéticas); na possibilidade de correções genotípicas (terapias gênicas); e na incorporação de novas referenciais valorativos. Diante disso, pretendemos investigar não somente as práticas clínico-terápicas; mas, principalmente, como os saberes biomédicos, biotecnológicos e genômicos são percebidos e interpretados valorativamente pelos sujeitos que procuram nesta forma de conhecimento e técnica as soluções para os seus mais diversos problemas; bem como avaliar o surgimento de novos referenciais teóricos para se pensar o clássico debate antropológico sobre natureza e cultura.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.