Busca avançada
Ano de início
Entree

Formas persuasivas de propaganda eleitora: um estudo de caso dos candidatos a cargos eleitorais, da região de Franca/SP, das campanhas eleitorais de 2006 e 2008

Processo: 08/55637-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2008
Vigência (Término): 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Arlete Eni Granero
Beneficiário:Camila Cristina Branquinho Barbosa Tozzi
Instituição-sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Centro Universitário de Franca (UNI-FACEF). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Propaganda política   Persuasão   Linguagem   Retórica

Resumo

O estudo em questão analisa a linguagem publicitária utilizada pelos candidatos a deputados estadual e federal, de 2006; e candidatos a prefeito e vereador, de 2008; da região de Franca/SP, veiculados na mídia impressa e eletrônica. O trabalho de pesquisa tem como objetivos gerais analisar a linguagem publicitária utilizada pelos candidatos nas campanhas político eleitoral de 2006 e 2008, nos discursos publicados nos veículos. A metodologia da pesquisa é dividida em duas partes: a primeira trata de um levantamento bibliográfico que envolverá basicamente uma revisão de literatura sobre o assunto. Nesta fase será estudada a história da propaganda político eleitoral, o marketing eleitoral, a linguagem da propaganda (persuasão e retórica). A segunda parte apresenta uma pesquisa utilizando o método de observação de análise de conteúdo. (AU)