Busca avançada
Ano de início
Entree

Acordos de cooperação técnica e financeira internacionais celebrados pelo Brasil para o controle do abuso de álcool e drogas

Processo: 07/57804-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2007
Vigência (Término): 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Psiquiátrica
Pesquisador responsável:Carla Aparecida Arena Ventura
Beneficiário:Fernanda Galvao Leite das Chagas
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Prevenção do abuso de drogas   Cooperação internacional   Transtornos relacionados ao uso de substâncias

Resumo

As drogas representam um problema global, com repercussões sociais, políticas, econômicas e culturais para todas as sociedades. Como o processo de produção, distribuição e consumo de drogas ocorre em diferentes áreas geográficas, o tema passou a ser reconhecido como um item estratégico da agenda internacional e de saúde global, discutido pelos, países, bem como pelas organizações internacionais. No âmbito de algumas organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) verifica-se, então, uma preocupação sistematizada no estabelecimento de diretrizes de ação conjunta por intermédio de acordos de cooperação técnica e financeira internacional. Este estudo qualitativo descritivo apresenta como objetivo geral analisar os acordos de cooperação técnica ou financeira internacionais, celebrados pelo Brasil e organizações internacionais sobre drogas no período de 2000 a 2007. A análise dos acordos celebrados pelo Brasil possibilitará a compreensão do que o país tem conseguido realizar e das lacunas que devem ser preenchidas por intermédio de suas ações de política interna e externa. Assim, ao final do estudo serão apresentadas sugestões de ações que tomem mais efetiva a atuação do Brasil em acordos de cooperações na área de drogas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDA GALVÃO LEITE DAS CHAGAS; CARLA APARECIDA ARENA VENTURA. Cooperação internacional em prevenção do uso abusivo de drogas no Brasil. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.), v. 6, n. 1, p. 1-20, 2010.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.