Busca avançada
Ano de início
Entree

Centro de Atenção Psicossocial em Alcool e Drogas (CAPS AD): a inserção e as práticas da equipe de nível médio (técnicos e auxiliares de enfermagem) no município de São Paulo

Processo: 10/02161-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 30 de abril de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Psiquiátrica
Pesquisador responsável:Divane de Vargas
Beneficiário:Anna Carolina de Oliveira e Silva
Instituição-sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos relacionados ao uso de substâncias   Centros comunitários de saúde   Psicotrópicos   Serviços de saúde mental   Enfermeiros   São Paulo (SP)

Resumo

Estudos mostram que atualmente, uma parcela significativa da população mundial faz uso ou abuso de substâncias psicoativas sendo o álcool e o tabaco as mais comuns. Os indivíduos com transtornos decorrentes do uso ou abuso de substâncias psicoativas foram historicamente marginalizados e tratados em instituições fechadas e hospitalocentricas geralmente designadas para tratamentos psiquiátricos para "loucos". Quando atendidos em Hospitais Gerais, muitas vezes recebem julgamentos e enfrentam o preconceito de profissionais não preparados. Com o advento da Reforma Psiquiátrica, esses indivíduos passaram a ser atendidos em serviços abertos especializados para o tratamento dos transtornos decorrente do uso ou dependência de substâncias psicoativas denominados Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (CAPS ad). Este é um serviço que promove o tratamento dos indivíduos que sofrem de transtornos decorrentes do uso ou dependência de álcool e outras drogas visando à melhora da qualidade de viva e a reinserção do indivíduo a sociedade. Para isso conta com uma equipe multiprofissional em seu quadro de trabalhadores, da qual fazem parte enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem. No entanto, apesar da constante presença dos profissionais de enfermagem nesse serviço, existe uma lacuna na literatura cientifica sobre a temática. Considerando esse contexto, o presente estudo tem como objetivo verificar o campo de atuação e as práticas da equipe de enfermagem (técnicos e auxiliares de enfermagem) dos CAPS ad II na cidade de São Paulo.