Busca avançada
Ano de início
Entree

Centro de Atenção Psicossocial em Alcool e Drogas (CAPS AD): a inserção e as práticas da equipe de nível médio (técnicos e auxiliares de enfermagem) no município de São Paulo

Processo: 10/02161-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 30 de abril de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Psiquiátrica
Pesquisador responsável:Divane de Vargas
Beneficiário:Anna Carolina de Oliveira e Silva
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos relacionados ao uso de substâncias   Centros comunitários de saúde   Psicotrópicos   Serviços de saúde mental   Enfermeiros   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:álcool | Centros comunitários de saúde | drogas | Enfermagem | Práticas | Enfermagem

Resumo

Estudos mostram que atualmente, uma parcela significativa da população mundial faz uso ou abuso de substâncias psicoativas sendo o álcool e o tabaco as mais comuns. Os indivíduos com transtornos decorrentes do uso ou abuso de substâncias psicoativas foram historicamente marginalizados e tratados em instituições fechadas e hospitalocentricas geralmente designadas para tratamentos psiquiátricos para "loucos". Quando atendidos em Hospitais Gerais, muitas vezes recebem julgamentos e enfrentam o preconceito de profissionais não preparados. Com o advento da Reforma Psiquiátrica, esses indivíduos passaram a ser atendidos em serviços abertos especializados para o tratamento dos transtornos decorrente do uso ou dependência de substâncias psicoativas denominados Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (CAPS ad). Este é um serviço que promove o tratamento dos indivíduos que sofrem de transtornos decorrentes do uso ou dependência de álcool e outras drogas visando à melhora da qualidade de viva e a reinserção do indivíduo a sociedade. Para isso conta com uma equipe multiprofissional em seu quadro de trabalhadores, da qual fazem parte enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem. No entanto, apesar da constante presença dos profissionais de enfermagem nesse serviço, existe uma lacuna na literatura cientifica sobre a temática. Considerando esse contexto, o presente estudo tem como objetivo verificar o campo de atuação e as práticas da equipe de enfermagem (técnicos e auxiliares de enfermagem) dos CAPS ad II na cidade de São Paulo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)