Busca avançada
Ano de início
Entree

Xerostomia e fluxo salivar em doentes com dor orofacial

Processo: 09/00350-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Silvia Regina Dowgan Tesseroli de Siqueira
Beneficiário:Rodrigo da Silva Primiceri
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Xerostomia   Dor facial

Resumo

A dor na região orofacial é um problema comum e freqüentemente relatado pelos pacientes, tanto nos consultórios médicos quanto nos odontológicos. Dor facial, dor de cabeça, dor cervical e nos ombros, anormalidades funcionais das articulações temporomandibulares (ATM), alteração na amplitude e trajetória dos movimentos mandibulares, dores locais e referidas e sensibilidade à palpação muscular e articular predominam nos pacientes com dores músculo-esqueléticas crônicas da face, conhecidas atualmente como disfunções temporomandibulares (DTM). Evidências recentes demonstraram que há mais queixas de anormalidades sensitivas de paladar em indivíduos com DTM do que em indvíduos normais, além de queixas subjetivas de xerostomia. O objetivo deste estudo é identificar e caracterizar queixas orais relacionadas à hipossalivação e fluxo salivar em um grupo de pacientes com dor orofacial e compará-los a um grupo controle. Serão avaliados 25 doentes com dor orofacial e 25 indivíduos do grupo controle pareados em relação à idade, gênero e hábitos. Todos serão submetidos à seguinte avaliação sistemática: Avaliação do prontuário, Questionário de Dor Orofacial EDOF, questionário para queixas de xerostomia e avaliação quantitativa de fluxo salivar através de 2 chumaços de algodão em região sublingual. Ao final, os dados serão tabulados e analisados estatisticamente, considerando-se um nível de significância de 5%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, LUCIANA A.; TEIXEIRA, MANOEL J.; DE SIQUEIRA, JOSE T. T.; DE SIQUEIRA, SILVIA R. D. T. Xerostomia and salivary flow in patients with orofacial pain compared with controls. ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY, v. 56, n. 10, p. 1142-1147, OCT 2011. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.