Busca avançada
Ano de início
Entree

A TV Escola e o desafio da formação contínua dos professores: questões de representação social

Processo: 08/03332-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Claudia Maria de Lima
Beneficiário:Mariana Corrêa da Silveira
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Educação a distância   Representações sociais   Formação de professores

Resumo

A formação continuada de professores é uma temática ainda carente em pesquisas, sendo cada vez mais enfatizada como um fator que contribui para a melhor qualidade educacional, por pesquisadores, professores e por documentos oficiais. Diante dessa necessidade, muitas foram e continuam a ser as ações de formação continuada implementadas pelos governos nos últimos anos. Uma dessas ações é a denominada TV Escola. Desde o ano de 1996, está em vigor o programa TV Escola, programa desenvolvido pelo MEC, que, por meio de um canal via satélite, objetiva auxiliar tanto na formação em serviço dos professores como servir de apoio e recurso pedagógico para ser utilizado dentro da sala de aula. Embora esteja sendo utilizado por todo o país há mais de dez anos, pouco se sabe da eficácia deste programa em termos de auxílio na melhoria das condições de ensino e aprendizagem. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo investigar quais são os fatores que facilitam ou dificultam o uso da TV Escola nas escolas da rede pública que possuem salas das cinco primeiras séries iniciais do ensino fundamental do município de São José do Rio Preto. Busca-se, neste contexto de pesquisa, compreender como o professor concebe a formação contínua a distância com o uso do Programa TV Escola e, sob o enfoque da teoria das representações sociais investigar como o professor aprende por meio deste recurso.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)