Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do fogo na biomassa aérea e subterrânea de campo úmido no Jalapão, Tocantins

Processo: 09/14978-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2009
Vigência (Término): 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Alessandra Tomaselli Fidelis
Beneficiário:Maria Fernanda Di Santi Lyra
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fogo   Capim dourado   Cerrado   Biomassa

Resumo

Os ecossistemas campestres são responsáveis por mais de 30% da produtividade primária terrestre. Dentre eles se destaca o cerrado, considerado um "hotspot" por ser um dos ecossistemas mais ameaçados e com muitas espécies endêmicas. Na região do Jalapão, o fogo é amplamente utilizado na promoção do rebrote para pecuária e na extração do capim dourado, o qual é fonte de renda para os habitantes da região, utilizado para a produção de artesanato. Desta forma, estudos sobre as respostas da vegetação ao fogo são de grande importância para a região. Tanto a biomassa aérea, quanto a biomassa subterrânea são afetadas pela frequência, intensidade e época do fogo, influenciando desta forma, a dinâmica da vegetação. Em áreas campestres, produtividade primária geralmente é subestimada, pois a maioria dos estudos não considera a biomassa subterrânea. Por isso, a presente proposta visa avaliar o efeito de diferentes históricos de fogo (2 e 4 anos) na comunidade vegetal e no capim dourado através da análise da biomassa subterrânea e aérea nos períodos de seca e chuva. Desta forma, pretende-se obter resultados relevantes que ajudem a estipular um melhor regime de fogo para as áreas, contribuindo desta forma para o manejo do capim dourado e da comunidade vegetal no qual esta importante espécie para a região está inserida.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FIDELIS, ALESSANDRA; DI SANTI LYRA, MARIA FERNANDA; PIVELLO, VANIA REGINA. Above- and below-ground biomass and carbon dynamics in Brazilian Cerrado wet grasslands. JOURNAL OF VEGETATION SCIENCE, v. 24, n. 2, p. 356-364, MAR 2013. Citações Web of Science: 16.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.