Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle da expressão do gene da enzima conversora de angiotensina I (ECA) em fibroblastos cardíacos

Processo: 96/08546-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 1996
Vigência (Término): 30 de abril de 1999
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Maria Luiza de Morais Barreto de Chaves
Beneficiário:Maria Luiza de Morais Barreto de Chaves
Instituição-sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:95/04668-6 - Bases fisiológicas da hipertensão: estudo integrado, AP.TEM
Assunto(s):Expressão gênica   Fibroblastos   Cardiomegalia

Resumo

Neste trabalho temos como objetivo caracterizar a expressão da enzima conversora de angiotensina I (ECA) em fibroblastos cardíacos, bem como identificar possíveis seqüências regulatórias que participam da ativação do gen durante a hipertrofia cardíaca. Este projeto fundamenta-se, sobretudo, em observações iniciais onde demonstramos que o desenvolvimento da hipertrofia cardíaca no rato está associado ao aumento da expressão do gen e à elevação da atividade da enzima no tecido cardíaco. Desta forma, é fundamental investigar quais e como os tipos celulares no coração, dentre eles os fibroblastos cardíacos, participam desta resposta, e que seqüências do gen estão envolvidas nesta ativação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
M.L.M. BARRETO-CHAVES; A. HEIMANN; J.E. KRIEGER. Stimulatory effect of dexamethasone on angiotensin-converting enzyme in neonatal rat cardiac myocytes. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 33, n. 6, p. 661-664, Jun. 2000.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.