Busca avançada
Ano de início
Entree

Biologia e comportamento do parasitóide Diachasmimorpha Longicaudata (Ashmead, 1905) (Hymenoptera: Braconidae) criados sobre pré-pupas de Ceratitis Capitata (Wied., 1824) (Diptera: Tephritidae)

Processo: 97/04724-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 1997
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 1998
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Jose Alfredo Duarte Aguilar
Beneficiário:Jose Alfredo Duarte Aguilar
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Tephritidae   Controle biológico   Mosca-das-frutas

Resumo

No presente trabalho, será estudada a biologia e comportamento do parasitóide, visando à otimização da criação massal para futuras liberações inundativas, e conseqüentemente o controle biológico das moscas-das-frutas nas áreas frutícolas de exploração comercial do Estado de São Paulo. Será observada a relação parasitóide x hospedeiro, sob diferentes densidades dos parasitóides em gaiolas de 30 x 30 x 30 cm, oferecendo-lhes pré-pupas de diferentes tamanhos., observando-se a capacidade de busca em diferentes formatos de unidades de parasitismo e diferentes cores, agressividade, idade do adulto de maior capacidade de reprodução, longevidade, razão sexual, diferentes tempos de exposição e capacidade de vôo- "arranque de vôo", capacidade de parasitismo, mantendo-se fixo o número de parasitóides, variando-se o número de pré-pupas. Além disso, será feita a irradiação de pré-pupas de C capitata para evitar a emergência das moscas. O Brasil, como integrante do MERCOSUL, tem marcado presença em todas as áreas de integração comercial, junto com os demais países envolvidos. A fim de atender às exigências internacionais, especialmente européia e japonesa, no que se refere à exportação de frutos, faz-se necessário pesquisar novos agentes de controle de praga, para enfrentar a competitividade em busca de novos mercados. (AU)