Busca avançada
Ano de início
Entree
Conteúdo relacionado

Projeto e desenvolvimento de sistemas FIA envolvendo processo de pervaporação e imobilização enzimática visano determinação espectrofotométrica e potenciométrica de espécies químicas de ..

Processo: 96/09722-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 1997
Vigência (Término): 31 de janeiro de 1999
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Ivanildo Luiz de Mattos
Beneficiário:Ivanildo Luiz de Mattos
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil

Resumo

Serão desenvolvidos métodos analíticos fundamentados em sistemas de análises químicas por injeção em fluxo e separação contínua não cromatográfica para o monitoramento de etanol em uma fermentação etanólica e determinação de uréia em amostras de interesse agronômico, especialmente, solos e fertilizantes. A quantificação de etanol em linha com a incorporação de uma câmara de separação líquido-gás (pervaporação) será empregada para a melhoria em sensibilidade e seletividade do processo fermentativo. A quantificação desta espécie será realizada via monitoramento de peróxido de hidrogênio formado através da reação enzimática. Será desenvolvido um método espectrofotométrico para a determinação indireta de peróxido de hidrogênio explorando o efeito catalítico de íons Mo(VI) no sistema H2O2/2I-. Adicionalmente, a presença de açúcares redutores será quantificada através de eletrodo íon-seletivo com sensor imobilizado em PVC. Alternativamente, estas espécies químicas poderão ser determinadas em vinhos de mesa e outros tipos de bebidas. A determinação de uréia em solos e fertilizantes será realizada por meio de reação enzimática utilizando a urease; a enzima imobilizada será inserida dentro do compartimento de amostra da câmara de pervaporação e o monitoramento da amônia formada será proporcional à quantidade de uréia presente na amostra. A exatidão dos procedimentos desenvolvidos será verificada utilizando-se métodos analíticos alternativos, essencialmente métodos cromatográficos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATTOS‚ I.L.; MELO‚ D.; ZAGATTO‚ E.A.G. Nickel-Chromium Electrode as a Detector in Flow-Injection Amperometry: Determination of Glycerol. Analytical Sciences, v. 15, n. 6, p. 537-541, 1999.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.