Busca avançada
Ano de início
Entree

Fundo de radiação gravitacional produzido pela formação de buracos negros

Processo: 98/13735-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 1999
Vigência (Término): 31 de dezembro de 1999
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia
Pesquisador responsável:Oswaldo Duarte Miranda
Beneficiário:Oswaldo Duarte Miranda
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Buracos negros   Cosmologia (astronomia)   Ondas gravitacionais   Supernovas   Universo primordial

Resumo

Estudar a produção de um fundo de ondas gravitacionais devido à formação de uma população de buracos negros, com massas estelares e super-massivos (SMBHs), gerados após a explosão de objetos de População III. Pretende-se estudar as características dos cenários de formação de estruturas quanto à produção de um fundo de ondas gravitacionais discutindo a possibilidade de detecção, dessa radiação gravitacional, com a entrada em operação de antenas como "LISA" e "LIGO". Também estudaremos se via radiação gravitacional é possível definir se a presente massa dos SMBHs é, em maior parte, resultado de acrescência de matéria. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ARAUJO‚ J.C.N.; MIRANDA‚ O.D.; AGUIAR‚ O.D. Stochastic background of gravitational waves. Physical Review D, v. 61, n. 12, p. 124015, 2000.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.