Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de explosões solares em múltiplos comprimentos de onda

Processo: 97/01869-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 1997
Vigência (Término): 31 de janeiro de 1999
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astronomia do Sistema Solar
Pesquisador responsável:Adriana Benetti Marques Valio
Beneficiário:Adriana Benetti Marques Valio
Instituição-sede: Núcleo de Ciências, Aplicações e Tecnologias Espaciais (NUCATE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Astrofísica solar

Resumo

A emissão de explosões solares nos comprimentos de onda sub-milimétrico é quase desconhecida. Observações recentes do espectro de explosões solares na faixa de milímetros apresentaram intensidade crescente ainda em altas freqüências (-100 GHz). Pretendemos utilizar o Telescópio Solar Sub-milimétrico, a ser concluído em 1997, para estudar as explosões solares nas freqüências de 210 e 405 GHz. A fim de determinar o mecanismo da emissão sub-milimétrica é necessário analisar o espectro da radiação. Para tanto combinaremos observações em vários comprimentos de onda: milímetros (Itapetinga e BIMA), micro-ondas (OVRO) e raios-X (satélites Yohkoh e BATSE). Observações em vários comprimentos de onda são essenciais a um entendimento global do fenômeno de explosões solares. Através da comparação das emissões nas diversas freqüências, obteremos o espectro de energia dos elétrons acelerados n a explosão. Emissão raio-X fornecerá o espectro dos elétrons de menor energia (<200 keV), enquanto que a emissão em rádio (micro-ondas/ milímetro/ sub-milímetro) providenciará a distribuição de energia dos elétrons relativísticos. Esperamos estabelecer qual o mecanismo mais provável de aceleração das partículas capaz de gerar o espectro de energia dos elétrons inferido das observações, e quais as condições necessárias para que tal aceleração ocorra. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAULIN‚ J.P.; VILMER‚ N.; TROTTET‚ G.; NITTA‚ N.; SILVA‚ AVR; KAUFMANN‚ P.; CORREIA‚ E.; MAGUN‚ A. Small and large scale magnetic structures involved in the development of the 1992 October 28 solar flare. Astronomy & Astrophysics, v. 355, p. 355-364, 2000.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.