Busca avançada
Ano de início
Entree

A interação hadron-hadron em modelos efetivos: teoria de pertubacao quiral e métodos nao-pertubativos

Processo: 97/05817-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 1997
Vigência (Término): 31 de agosto de 1998
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Nuclear
Pesquisador responsável:Carlos Antônio da Rocha
Beneficiário:Carlos Antônio da Rocha
Instituição-sede: Instituto de Física Teórica (IFT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Simetria quiral   Cromodinâmica quântica não perturbativa   Teorias efetivas   Teoria de perturbação quiral

Resumo

O objetivo do presente plano de pesquisa consiste em estudar a Cromodinâmica Quântica - QCD - em modelos quirais envolvendo graus de liberdade hadrônicos. Em particular, pretende-se calcular os observáveis físicos para o espalhamento hádron-hádron segundo duas abordagens: 1. Para energias próximas ao limiar da reação, será utilizada a Teoria de Perturbação Quiral (TPQ), cuja formulação tem uma relação teórica direta com a QCD; 2. Para energias intermediárias ou mais altas serão empregados métodos não-perturbativos. Em particular será utilizada a equação de Schwinger-Dyson para o cálculo de propagadores de bárions e mésons. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA ROCHA‚ C.A.; MILLER‚ G.A.; VAN KOLCK‚ U. NN [over→] NN$\pi$^{+} reaction near threshold in a chiral power counting approach. Physical Review C, v. 61, n. 3, p. 034613, 2000.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.