Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do efeito da Vitamina C nos danos oxidativos induzidos no DNA pelo uso do anti-tumoral cisplatina: determinação analítica dos níveis de 8-hidroxi-2-deoxiguanosina em urina de ratos

Processo: 98/08985-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 1999
Vigência (Término): 31 de agosto de 2000
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Bruno Spinosa de Martinis
Beneficiário:Bruno Spinosa de Martinis
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cisplatino   Estresse oxidativo   DNA   Vitamina C

Resumo

Vários agentes anti-tumorais são suspeitos de induzirem danos ao DNA de células através da formação de espécies reativas de oxigênio. Um desses agentes, a Cisplatina, tem apresentado potencial terapêutico em grande número de tumores. Porém, sua utilização esta restringida devido à produção de radicais livres e as conseqüentes lesões provocadas ao DNA. A utilização concomitante de antioxidantes tem resultado no efeito protetor sobre os danos oxidativos induzidos pela Cisplatina. O objetivo deste projeto e investigar o possível efeito protetor da vitamina C na inibição do estresse oxidativo do DNA induzido pela Cisplatina em ratos. Esta avaliação será feita através do monitoramento dos níveis de um dos produtos do reparo do DNA, 8-Hidróxi-2-deoxiguanosina, excretados na urina de ratos tratados com Cisplatina e vitamina C por cromatografia a líquido. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MARTINIS‚ B.S.; DE LOURDES PIRES BIANCHI‚ M. Methodology for urinary 8-hydroxy-2’-deoxyguanosine analysis by HPLC with electrochemical detection. PHARMACOLOGICAL RESEARCH, v. 46, n. 2, p. 129-131, 2002.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.