Busca avançada
Ano de início
Entree

Memórias, narrativas, experiências: a dimensão dialógica de histórias de escola

Processo: 07/51376-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de agosto de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Elizabeth dos Santos Braga
Beneficiário:Elizabeth dos Santos Braga
Anfitrião: Anne Edwards
Instituição-sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade São Francisco (USF). Campus Bragança Paulista. Bragança Paulista , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Oxford, Inglaterra  

Resumo

O presente projeto de pesquisa visa à articulação da reflexão sobre memória, narrativa e experiência, com questões de educação e desenvolvimento do homem atual, a partir das perspectivas histórico-cultural e enunciativa. Assumindo a constituição social, histórica e discursiva da memória humana, e o discurso e a educação enquanto práticas sociais fundamentais na constituição do psiquismo consideramos as condições dessas práticas, buscando apreender modos de participação dos sujeitos na construção coletiva do conhecimento. Nesta proposta de estudos, pretendemos investigar práticas discursivas em contextos escolares, em especial, enfocando a análise de narrativas de professores sobre suas práticas e histórias de formação, considerando a dimensão constitutivamente dialógica das narrativas. (AU)