Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise temporal de estruturas morfológicas do Cometa P/Halley a partir de imagens fotográficas de 1986

Processo: 05/60794-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de agosto de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astronomia do Sistema Solar
Pesquisador responsável:Marcos Rincon Voelzke
Beneficiário:Marcos Rincon Voelzke
Anfitrião: Wolfhard Schlosser
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Ruhr-Universität Bochum (RUB), Alemanha  
Assunto(s):Astrofísica do sistema solar   Cometas

Resumo

Este trabalho visa identificar, estudar, medir e correlacionar as diversas estruturas morfológicas presentes na coma e cauda cometárias, tais como os eventos de desconexão, os knots, os solitons, os kinks, os trens de onda e as caudas do tipo Swan. Para tanto uma análise sistemática e exaustiva será realizada nas imagens cometárias obtidas durante a campanha observacional do Instituto Astronômico da Universidade do Ruhr, em Bochum, Alemanha, efetuada entre os dias 17/02 e 17/04 de 1986, em La Silla, Chile. Ao todo 1.216 imagens cometárias foram obtidas nesta campanha observacional a qual utilizou-se de uma série de filtros, câmeras, emulsões e de diversos tempos de exposição. Devido aos dois meses de observação contínua este estudo permitirá compreender a evolução temporal destas estruturas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VOELZKE, MARCOS RINCON. CO+- and CN-gas Relations in Comet 1P/Halley. Publications of the Astronomical Society of the Pacific, v. 130, n. 990 AUG 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.