Busca avançada
Ano de início
Entree

Exclusão em treinos de discriminação condicional utilizando estímulos temporais: investigações com pombos, cães e humanos

Processo: 09/18479-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 06 de agosto de 2010
Vigência (Término): 05 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Camila Domeniconi
Beneficiário:Camila Domeniconi
Anfitrião: Armando Machado
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidade do Minho (UMinho), Portugal  
Vinculado ao auxílio:08/57705-8 - Instituto de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino, AP.TEM
Assunto(s):Condicionamento (psicologia)   Controle do estímulo   Cognição   Cães   Pombos

Resumo

O responder por exclusão vem sendo amplamente investigado e documentado com diferentes populações. Nos estudos de cognição animal, o padrão de escolher um estímulo indefinido condicionalmente a um modelo também indefinido, quando existem outras possibilidades de escolha definidas experimentalmente, tem chamado a atenção de estudiosos. Outra temática de interesse na Análise do Comportamento, cujas investigações vêm mostrando robustez dos resultados em diferentes espécies, desde peixes a humanos, focaliza a habilidade dos organismos em se adaptar às relações temporais muito diferentes. A presente proposta de interseção dessas duas temáticas objetiva investigar empiricamente o responder por exclusão em três espécies, pombos, cães e humanos, utilizando estímulos temporais como modalidade de estímulo em treinos e testes de discriminação condicional. Serão programadas tarefas de bissecção temporal simples no computador visando estabelecer uma linha de base de discriminação condicional entre cores e estímulos temporais - estímulo longo (16s) relacionado a um estímulo visual e curto (4s) relacionado a outro estímulo. Uma vez estabelecida a linha de base, serão conduzidos cinco blocos de testes de exclusão com tentativas compostas pela apresentação de estímulos modelo com durações diferentes das treinadas e estímulos de comparação (cores) indefinidos e definidos, visando descrever os padrões do responder das três espécies tanto em treinos quanto em testes. Considerando a relevância de se delinear procedimentos que atestem a generalidade interespecífica de um princípio comportamental, fortalecendo a sua importância em interpretações científicas, investigar o responder por exclusão utilizando uma modalidade de estímulo temporal e uma mesma tarefa para três diferentes espécies pode ampliar significativamente o conhecimento sobre responder por exclusão e sobre timing. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CIPPOLA, NATHALIA SABAINE; DOMENICONI, CAMILA; MACHADO, ARMANDO. Responding by exclusion in temporal discrimination tasks. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 101, n. 2, p. 215-229, MAR 2014. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.