Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelos de sobrevivência para processos complexos de progressão de doenças

Processo: 07/02823-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Novas Fronteiras
Vigência (Início): 07 de janeiro de 2008
Vigência (Término): 06 de janeiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística - Estatística
Pesquisador responsável:Gisela Tunes da Silva
Beneficiário:Gisela Tunes da Silva
Anfitrião: John P. Klein
Instituição-sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Medical College of Wisconsin (MCW), Estados Unidos  

Resumo

Processos complexos de progressão de doenças ou recuperação de pacientes são caracterizados pela ocorrência de diversos eventos ao longo do tempo e, nessas situações, a utilização de modelos multiestados é uma alternativa que tem apresentado resultados satisfatórios. Tais metodologias têm aplicabilidade em diversas áreas da medicina, inclusive em dados de problemas associados ao transplante de medula óssea. O objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento de metodologias apropriadas para analisar dados de tempo até ocorrência de eventos nesse tipo de estudo. Mais especificamente, será dada ênfase no desenvolvimento de modelos multiestados com a inclusão de efeitos aleatórios e em modelos construídos utilizando-se pseudo-observações. Além disso, a avaliação da qualidade de vida de pacientes tem se tornado extremamente importante ultimamente, sendo necessário o desenvolvimento de metodologias apropriadas para a incorporação de informação sobre a qualidade de vida em estudos de sobrevivência. Algumas metodologias de análise de sobrevivência que incorporam a qualidade de vida são baseadas em modelos multiestados e, dessa forma, pretende-se também avaliar a aplicação dos modelos desenvolvidos para incorporação da qualidade de vida na análise de dados de processos de progressão de doenças. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TUNES-DA-SILVA, GISELA; KLEIN, JOHN P. Cutpoint selection for discretizing a continuous covariate for generalized estimating equations. COMPUTATIONAL STATISTICS & DATA ANALYSIS, v. 55, n. 1, p. 226-235, JAN 1 2011. Citações Web of Science: 6.
TUNES-DA-SILVA, G.; KLEIN, J. P. Regression analysis of mean quality-adjusted survival time based on pseudo-observations. STATISTICS IN MEDICINE, v. 28, n. 7, p. 1054-1066, MAR 30 2009. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.