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Apoio governamental e internacionalização de empresas de países em desenvolvimento

Processo: 08/08813-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 17 de janeiro de 2009
Vigência (Término): 16 de abril de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia do Desenvolvimento
Pesquisador responsável:Glauco Antonio Truzzi Arbix
Beneficiário:Glauco Antonio Truzzi Arbix
Pesquisador Anfitrião: Albert Fishlow
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Columbia University in the City of New York, Estados Unidos  
Assunto(s):Inovação   Globalização   Internacionalização de empresas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Inovacao E Globalizacao | Internacionalização de empresas e desenvolvimento

Resumo

Empresas de países em desenvolvimento estão rapidamente se tornando multinacionais. Nos últimos cinco anos, um grupo agressivo de empresas de algumas economias emergentes, intensificou seus investimentos no exterior (Outward Foreign Direct Investment), marcando sua expansão por meio de fusões, aquisições, ou mesmo por meio de seu crescimento orgânico. Via controle de ativos produtivos ou centros de serviços, essas empresas passaram a fincar raízes e a disputar diretamente novos mercados tanto em países em desenvolvimento quanto em economias avançadas. Esse movimento chamou atenção pela novidade, voracidade e rapidez da expansão. Mas ganhou relevo ao questionar análises e teorias estabelecidas nas Ciências Sociais que ofereciam pouco - ou nenhum - espaço para desenvolvimentos desse tipo, em geral reservados apenas aos países avançados. Este projeto pretende examinar, mapear e discutir a literatura mais recente no campo das multinacionais emergentes e suas implicações para os países em desenvolvimento. Sua preocupação central é compreender e analisar os processos de internacionalização realizados por um grupo seleto de multinacionais emergentes, em especial no Brasil, China e Índia. O objetivo é elaborar um quadro comparativo das estratégias de internacionalização que estão sendo utilizadas e os diversos instrumentos de apoio governamental que essas empresas recebem. (AU)

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