Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise integrativa dos padrões energéticos e hídricos em marsupiais

Processo: 07/02837-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Novas Fronteiras
Vigência (Início): 03 de fevereiro de 2008
Vigência (Término): 02 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Ariovaldo Pereira da Cruz-Neto
Beneficiário:Ariovaldo Pereira da Cruz-Neto
Anfitrião: Philip Carew Withers
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Western Australia (UWA), Austrália  

Resumo

A descrição dos mecanismos fisiológicos que permitem aos animais manter seus requerimentos funcionais básicos sempre foi o tema norteador das pesquisas em fisiologia animal. Análises dos padrões energéticos e hídricos são frequentemente utilizadas para compreender as causas e consequências, alem das bases mecanísticas, associadas à diversidade destes mecanismos fisiológicos. Medidas laboratoriais do metabolismo basal e da perda de água evaporativa são fundamentais neste contexto, mas as análises existentes acerca dos fatores próximos e últimos responsáveis pela variabilidade nestes parâmetros ainda são controversas e carecem de uma abordagem integrativa. Além do mais, uma interpretação mais ampla destas medidas requer correlacioná-las com medidas análogas em condições naturais, procedimento este ainda incipiente e sujeito a controvérsias. Neste contexto, o presente projeto se propõe a realizar uma ampla quantificação da taxa metabólica basal e da perda de água evaporativa em marsupiais, analisando os fatores que afetam a variabilidade nestes parâmetros, tanto do ponto de vista ecológico-evolutivo como em função de suas bases mecanísticas. Estas análises seriam feitas de forma integrativa para uma ampla gama de espécies. Neste ínterim, o protocolo irá permitir padronizar as medidas de perda de água evaporativa de forma a contornar alguns problemas observados nestas análises. Medidas análogas obtidas em condições naturais serão obtidas para algumas espécies, de forma a permitir uma análise mais acurada das causas e consequências da variabilidade nestes padrões. A execução deste projeto, além de sua importância conceitual, permitira que eu adquira excelência em diversas metodologias e, assim, abrir a possibilidade para o estabelecimento de novos campos de pesquisa em fisiologia comparada no Brasil. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARKER, JUSTINE M.; COOPER, CHRISTINE E.; WITHERS, PHILIP C.; CRUZ-NETO, ARIOVALDO P. Thermoregulation by an Australian murine rodent, the ash-grey mouse (Pseudomys albocinereus). COMPARATIVE BIOCHEMISTRY AND PHYSIOLOGY A-MOLECULAR & INTEGRATIVE PHYSIOLOGY, v. 163, n. 3-4, p. 336-342, NOV 2012. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.