Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da melatonina na regulação da adipogênese

Processo: 07/50404-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 03 de junho de 2007
Vigência (Término): 02 de novembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Maria Isabel Cardoso Alonso-Vale
Beneficiário:Maria Isabel Cardoso Alonso-Vale
Anfitrião: Stephen R. Farmer
Instituição-sede: Pessoa Física
Local de pesquisa : Boston University (BU), Estados Unidos  

Resumo

Nossos estudos têm apontado fortes indícios de que a melatonina atue na regulação da atividade metabólica do tecido adiposo e pode interferir no desenvolvimento da obesidade. Entre os vários processos envolvidos na gênese da obesidade destacam-se a hipertrofia e a hiperplasia de células adiposas. Este último processo é conhecido como adipogênese. Este projeto irá investigar a influências da melatonina sobre o processo de adipogênese em pré-adipócitos 3T3-L1. Serão geradas linhagens de células que hiperexpressam ou knockdown para receptores de melatonina, que nos permitirão delinear os mecanismos pelo qual a melatonina influencia na formação e a função do adipócito. Vias de sinalização, como as que regulam a atividade dos fatores de transcrição PPAR e C/EBP, também serão abordadas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARDOSO ALONSO-VALE, MARIA ISABEL; PERES, SIDNEY BARNABE; VERNOCHET, CECILE; FARMER, STEPHEN R.; LIMA, FABIO BESSA. Adipocyte differentiation is inhibited by melatonin through the regulation of C/EBP beta transcriptional activity. Journal of Pineal Research, v. 47, n. 3, p. 221-227, OCT 2009. Citações Web of Science: 50.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.