Bolsa 98/00287-6 - Maturidade sexual, Equinos - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade ovariana em potras pré-púberes

Processo: 98/00287-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1998
Data de Término da vigência: 31 de maio de 1999
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Guilherme de Paula Nogueira
Beneficiário:Guilherme de Paula Nogueira
Pesquisador Anfitrião: Oliver Joseph Ginther
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Wisconsin-Madison (UW-Madison), Estados Unidos  
Assunto(s):Maturidade sexual   Equinos   Pré-púberes   Folículo ovariano
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Equino | Foliculos | Potras | Pre-Puberes

Resumo

Em função das peculiaridades reprodutivas das éguas e da existência de poucos relatos acerca da maturação sexual nas potras delineamos o presente trabalho com o objetivo de acompanhar a atividade ovariana, através de ultrassonografia, as variações na concentração sérica de gonadotrofinas e o desenvolvimento somático em potras impúberes. O trabalho será realizado com potras nascidas na Fazenda Experimental da Universidade de Wisconsin (UW). A atividade folicular será acompanhada através de ultrassom (Tokyo Keiki LS-200, Tokyo Keki, USA, Chatsworth, CA) com transdutor linear de 5 MHz utilizaremos um dispositivo da Pie Medical para acoplar o transdutor permitindo o uso transretal em animais de médio porte. O plasma será quantificado utilizando-se radioimunoensaio com duplo anticorpo previamente validado no laboratório da UW para hormônio luteinizante eqüino e hormônio folículo estimulante eqüino. Também quantificaremos a concentração de progesterona sérica por RIA e pretendemos acompanhar o crescimento das potras. A avaliação do crescimento folicular será feita pela divisão dos folículos em categorias de acordo com o diâmetro, sendo que o aumento ou diminuição significante do diâmetro dos folículos, nos dias sucessivos, serão determinadas utilizando-se o teste t pareado para uma variável. A análise de regressão será utilizada para determinar e comparar a taxa de aumento de diâmetro do maior e do segundo maior folículo. A concentração de LH, FSH e progesterona sérica serão analisadas por análise de variância com medidas repetidas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
G.P. NOGUEIRA. Follicle profile and plasma gonadotropin concentration in pubertal female ponies. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 37, n. 6, p. 913-922, . (98/00287-6)
GASTAL‚ EL; GASTAL‚ MO; NOGUEIRA‚ GP; BERGFELT‚ DR; GINTHER‚ OJ. Temporal interrelationships among luteolysis‚ FSH and LH concentrations and follicle deviation in mares. Theriogenology, v. 53, n. 4, p. 925-940, . (98/00287-6)