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Os textos de propaganda de consumo no Brasil e na Alemanha no contexto dos estudos interculturais

Processo: 00/06090-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de outubro de 2000
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2000
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Convênio/Acordo: DAAD
Pesquisador responsável:Masa Nomura
Beneficiário:Masa Nomura
Anfitrião: Werner Holly
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Chemnitz University of Technology, Alemanha  
Assunto(s):Semiótica das culturas   Propaganda comercial

Resumo

A pesquisa visa a comparar anúncios publicitários e campanhas institucionais no Brasil e na Alemanha, da perspectiva das estratégias comunicativas neles empregadas. O corpus será constituído por duas revistas semanais, a Focus (Ed. Burda, Munique) e sua similar brasileira Época (Ed. globo, Rio de Janeiro). A comparação, com base em pressupostos da lingüística textual e da semiótica da cultura, leva em conta não só a produção textual, como também a recepção desse material nos respectivos países. O objetivo do confronto é chegar a algumas conclusões relacionadas às semelhanças e diferenças culturais entre o Brasil e a Alemanha no campo da publicidade. O estudo dirige-se a um público interessado em questões interculturais - professores, tradutores, especialistas em publicidade. (AU)