Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação da proteína SET em carcinoma de célula escamosa de cabeça e pescoço

Processo: 05/03380-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 20 de abril de 2006
Vigência (Término): 19 de setembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Andréia Machado Leopoldino
Beneficiário:Andréia Machado Leopoldino
Anfitrião: J. Silvio Gutkind
Instituição-sede: Pessoa Física
Local de pesquisa: National Institutes of Health, Bethesda (NIH), Estados Unidos  
Assunto(s):Neoplasias de cabeça e pescoço   Neoplasias de células escamosas

Resumo

Carcinoma de célula escamosa de cabeça e pescoço é um dos tipos de câncer mais comum em todo o mundo, representando um problema de saúde internacional. Pacientes em estágios iniciais frequentemente exibem poucos sintomas, resultando no diagnóstico tardio e diminuição da sobrevida. O desenvolvimento de um tumor primário de cabeça e pescoço significa um maior risco de tumores secundários. Estes dados tornam o câncer de cabeça e pescoço um grupo de tumores especialmente interessante para ser estudado por técnicas de genômica e proteômica. A análise comparativa de perfis de tumores e tecidos normais permite a identificação de novos marcadores que podem distinguir células normais de neoplásicas, e devem possibilitar novas estratégias de prevenção, prognóstico, diagnóstico, tratamento e monitoramento da doença. Os projetos “Analysis of gene expression in head and neck tumors using cDNA microarrays” and “Head and Neck Transcriptome” identificaram candidates a marcadores moleculares usando análises de RNA em HNSCC. Entretanto, agora é importante validar estes marcadores no nível proteico e entender seu papel na tumorigênese de cabeça e pescoço. Um destes marcadores, a proteína SET, tem sido estudada por nós e interessantes resultados têm sido obtidos. A proteína SET tem sido envolvida em diferentes eventos celulares, tais como inibição de fosfatase 2A que inibe a desfosforilação de histona H3 e promove o silenciamento gênico, regulação negativa do crescimento celular, através de vias como MEK/ERK e p21 (Cip1), via apoptótica neuronal e aumento de tau fosforilada relacionada ao Mal de Alzheimer, inibição do complexo de acetiltransferases que inibe acetilação de histonas o que inibe a desmetilação do DNA resultando em silenciamento gênico.O presente estudo pretende investigar o marcador molecular SET de carcinomas de célula escamosa de cabeça e pescoço que é importante para o diagnóstico, prognóstico e novas estratégias terapêuticas. Os objetivos específicos incluem: (1) validar a proteína SET como um marcador molecular de HNSCC; (2) estudar o papel da SET na regulação de proliferação celular e tumorigênese; (3) identificar as vias de sinalização e metabólica da SET que podem ser úteis como alvos terapêuticos. Para as nossas análises utilizaremos a coleção de amostras, linhagens celulares e facilidades do laboratório do Prof. Dr. Silvio Gutkind do National Institutes of Health (Oral and Pharyngeal Cancer Branch, DIR, NIH, EUA). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEOPOLDINO, ANDREIA M.; SQUARIZE, CRISTIANE H.; GARCIA, CRISTIANA B.; ALMEIDA, LUCIANA O.; PESTANA, CEZAR R.; SOBRAL, LAYS M.; UYEMURA, SERGIO A.; TAJARA, ELOIZA H.; GUTKIND, J. SILVIO; CURTI, CARLOS. SET protein accumulates in HNSCC and contributes to cell survival: Antioxidant defense, Akt phosphorylation and AVOs acidification. Oral Oncology, v. 48, n. 11, p. 1106-1113, NOV 2012. Citações Web of Science: 23.
LEOPOLDINO, ANDREIA M.; SQUARIZE, CRISTIANE H.; GARCIA, CRISTIANA B.; ALMEIDA, LUCIANA O.; PESTANA, CEZAR R.; POLIZELLO, ANA C. M.; UYEMURA, SERGIO A.; TAJARA, ELOIZA H.; GUTKIND, J. SILVIO; CURTI, CARLOS. Accumulation of the SET protein in HEK293T cells and mild oxidative stress: cell survival or death signaling. Molecular and Cellular Biochemistry, v. 363, n. 1-2, p. 65-74, APR 2012. Citações Web of Science: 19.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.