Busca avançada
Ano de início
Entree

Livros e outras mídias

Processo: 96/06981-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de dezembro de 1996
Vigência (Término): 31 de janeiro de 1997
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Sandra Lucia Amaral de Assis Reimao
Beneficiário:Sandra Lucia Amaral de Assis Reimao
Anfitrião: Jacques Leenhardt
Instituição-sede: Faculdade de Comunicação e Artes. Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). São Bernardo do Campo , SP, Brasil
Local de pesquisa : École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), França  
Assunto(s):Livros

Resumo

A presente solicitação para um período pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales insere-se em uma linha de trabalho a que venho me dedicando nos últimos anos enfocando a comunicação impressa no Brasil. A primeira etapa dessa pesquisa versou sobre o mercado de livros no Brasil entre 1965 e 1995. Os estudos foram elaborados entre 1989 e 1994 e acabam de sair em forma de livro pela COM ARTE (ECA/USP), com apoio da FAPESP, sob o título Mercado Editorial Brasileiro. A partir do ano passado em desdobramento dessa pesquisa inicial tenho me dedicado a estudar a presença do livros em outros meios de comunicação de massa. Esse projeto, provisoriamente intitulado Livros e outras mídias, já deu seu primeiro fruto que foi a publicação, coordenada por mim, Livros em Revistas - um estudo sobre a seção de livros em revistas brasileiras de grandes tiragens (Ed. Salesianas, 1996). Dentro desse projeto geral pretendo agora estudar, de maneira análoga, a presença dos livros na televisão e nos out-doors. O pressuposto básico que orienta esses trabalhos pode ser sintetizado na afirmação que em nossa sociedade mediática, as representações dos livros nos demais meios de comunicação de massa são espaços privilegiados de pré-orientação ou de pré-codificação do ato de leitura. O objetivo final é tanto estabelecer o estado da questão da presença de livros em outros meios de comunicação quanto o de executar estudos de casos específicos enfocando esse tema no Brasil nessa década. Necessito, para dar andamento a esse projeto, tanto de mais subsídios teóricos sobre sociologia da leitura e do receptor quanto, a título de comparação, conhecer mais estudos de casos sobre as inter-relações dos livros com outras mídias. (AU)