Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise georreferenciada dos determinantes ambientais da obesidade entre adultos em idade trabalhadora

Processo: 09/06955-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 13 de julho de 2009
Vigência (Término): 25 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Patricia Constante Jaime
Beneficiário:Patricia Constante Jaime
Anfitrião: Karen Lock
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : London School of Hygiene and Tropical Medicine, Inglaterra  
Assunto(s):Transtornos nutricionais   Obesidade

Resumo

Uma série de aspectos do ambiente social e geográfico das cidades é largamente reconhecida como determinante da exposição da população a fatores de risco (tais como, dieta inadequada e sedentarismo) para doenças crônicas. Pesquisas para elucidar quais são os fatores ambientais em áreas urbanas relacionados à obesidade tem sido conduzidas em alguns países desenvolvidos, particularmente nos Estados Unidos da América e no Reino Unido. A atual evidência sobre a associação entre fatores ambientais relacionados à obesidade é ainda insuficiente para informar o processo de decisão das políticas nos países em desenvolvimento. Neste sentido, propõe-se este estudo de caráter formativo e piloto no município de São Paulo. Objetivos e metas: Identificar quais são os fatores ambientais, ou seja, as características dos lugares onde as pessoas vivem ou trabalham, que influenciam o consumo alimentar, a prática de atividade física e as taxas de sobrepeso e obesidade na população adulta com idade trabalhadora na cidade de São Paulo, e entender como os fatores ambientais explicam variações na prevalência de sobrepeso e obesidade entre estes indivíduos adultos. Métodos: A pesquisa será baseada em um modelo estrutural hipotético das relações entre fatores ambientais e prevalência de obesidade e sobrepeso. Será desenvolvida uma base de dados georreferenciada usando um software de sistemas de informação geográfica - GIS. O estudo envolverá a análise georreferenciada de dados epidemiológicos e ambientais secundários. Por fim será conduzida análise de regressão multinível para identificação dos determinantes ambientais do sobrepeso e da obesidade na população adulta com idade trabalhadora no município de São Paulo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JAIME, PATRICIA CONSTANTE; DURAN, ANA CLARA; SARTI, FLAVIA MORI; LOCK, KAREN. Investigating Environmental Determinants of Diet, Physical Activity, and Overweight among Adults in Sao Paulo, Brazil. JOURNAL OF URBAN HEALTH-BULLETIN OF THE NEW YORK ACADEMY OF MEDICINE, v. 88, n. 3, p. 567-581, JUN 2011. Citações Web of Science: 45.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.