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Processo de reconhecimento na história da matemática: o caso de Arthur Cayely

Processo: 04/15660-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 31 de março de 2005
Vigência (Término): 30 de agosto de 2005
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Adriana Cesar de Mattos
Beneficiário:Adriana Cesar de Mattos
Anfitrião: Stephen Lerman
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Exatas e da Natureza. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Instituto Educacional Piracicabano. Piracicaba , SP, Brasil
Local de pesquisa : London South Bank University, Inglaterra  
Assunto(s):Genealogia   História da matemática   Matemática

Resumo

O que sustenta a entrada na História da Matemática de uma Teoria Matemática? Estou propondo tornar conhecido os mecanismos utilizados para a entrada na História da Matemática, de um nome, de uma Teoria. Para iniciar o processo, escolhi um matemático, Arthur Cayley (1821-1895) e a influência que exerceu em relação à Teoria dos Invariantes. Procurarei responder, utilizando o método genealógico (Foucault), o seguinte: o que tornou possível que os trabalhos de Cayley se tornassem conhecidos, manipuláveis? Quais as condições de existência para pertencer à comunidade inglesa de matemática do século XIX? Quais as condições para existir na História da Matemática? (AU)