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Estudo comparado sobre a forma pela qual os professores vivem e falam de sua profissão: Brasil & Portugal (1960)

Processo: 01/05601-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 14 de setembro de 2001
Vigência (Término): 13 de fevereiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Marilda da Silva
Beneficiário:Marilda da Silva
Anfitrião: António Nóvoa
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidade de Lisboa, Portugal  
Assunto(s):Práticas pedagógicas   Trabalho docente   Professores   História da educação   História comparada

Resumo

É uma investigação na área de História da Educação na modalidade História Comparada. Esta pesquisa é um dos estudos que compõem o "Projeto Estudos Comparados sobre a Escola: Brasil & Portugal (Séculos XIX-XX)" já em desenvolvimento, no âmbito do acordo CAPES/ICCTI, cujo objetivo é produzir um novo conhecimento sobre a "escola de massas" nos séculos XIX e XX na realidade brasileira e portuguesa. O recurso teórico-metodológico de fundo é a 'história de vida1 e as fontes serão documentos de caráter autobiográfico registrados, neste caso, por professores que atuam na escola em Portugal na década de 60 do último século. O conhecimento que se busca formular advém das representações sobre o trabalho docente daqueles que oficialmente teceram seu cotidiano histórico-educativo cá e lá. (AU)