Busca avançada
Ano de início
Entree

Exclusão social, vulnerabilidade à exclusão escolar e psicanálise

Processo: 03/07638-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 12 de novembro de 2003
Vigência (Término): 11 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Archangelo
Beneficiário:Ana Archangelo
Pesquisador Anfitrião: Robert D. Hinshelwood
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Essex, Colchester, Inglaterra  
Assunto(s):Evasão escolar   Aprendizagem   Afetividade   Marginalidade social   Vulnerabilidade social   Resiliência psicológica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem E Afetividade | Exclusao Escolar | Exclusao Social | Vulnerabilidade E Resiliencia

Resumo

0 presente projeto investiga a exclusão social, mais especificamente a exclusão escolar, buscando superar os indicadores sociais clássicos relacionados a essa área, tais como rendimento, número de matrículas, índice de evasão e abandono. Considera que a exclusão não é um conceito abstrato, mas um fenômeno que acomete e impacta a vida de pessoas. Ou seja, introduz a dimensão subjetiva daqueles que experienciam concretamente as situações expressas pelos indicadores. Longe de propor um reducionismo psicologizante, busca o refinamento do diagnóstico dos problemas educacionais. Fundamenta-se na Sociologia da Emoção e na teoria das relações de objeto de Melanie Klein e seus seguidores, que sustentam o processo de reabilitação da emoção como fonte de conhecimento a respeito da vida social. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)