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Exclusão social, vulnerabilidade a exclusão escolar e psicanálise: a pertinência da aplicação do conceito de catástrofe na análise e interpretação de algumas dificuldades escolares

Processo: 06/04165-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 06 de dezembro de 2006
Vigência (Término): 23 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Ana Archangelo
Beneficiário:Ana Archangelo
Anfitrião: Robert D. Hinshelwood
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Essex, Colchester, Inglaterra  
Assunto(s):Vulnerabilidade social   Marginalidade social   Psicanálise   Educação   Evasão escolar

Resumo

O conceito de exclusão social remete à discussão das novas feições da pobreza e da desigualdade em suas dimensões objetivas, restando ainda um campo aberto a ser explorado para a apreensão e compreensão dos processos subjetivos que diferenciam social e individualmente grupos e segmentos que, cada vez mais, perdem seu lugar e suas referências enquanto atores/participantes de uma dada comunidade de valores. É um processo social dinâmico, multidimensional, relacional e incapacitante, que envolve uma progressiva perda de autonomia e de sentimento de valor, com repercussões profundas na capacidade de tomada de decisão sobre rumos da própria vida e daqueles sob a responsabilidade do sujeito. A escola, como instituição histórica e socialmente determinada, não passa alheia a tal processo. São muitas as crianças que hoje apresentam sérias dificuldades - as quais tomam diferentes formas - em usufruir positivamente do ambiente escolar. Apesar de identificarem esse quadro, os professores, em geral, sentem-se incapazes de entender as diferentes dinâmicas pelas quais este se explica. Em todos os casos, temos professores e alunos em situação de sofrimento. À luz da psicanálise, o presente estudo procura investigar como o processo de exclusão social repercute em crianças consideradas pela escola vulneráveis a evasão escolar. Mais especificamente, pretende investigar as possibilidades de uso do conceito psicanalítico de catástrofe no entendimento de algumas dificuldades escolares identificadas através de pesquisa empírica prévia desenvolvida em escolas situadas em áreas de exclusão social. Espera-se que ao final do estágio de pós-doutoramento seja produzido um paper que apresente o conjunto das indagações, a síntese dos casos acompanhados e a reflexão acerca da temática proposta. (AU)

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