Busca avançada
Ano de início
Entree

A capacidade para não aprender: ausência de narrativa de uma perspectiva psicossocial

Processo: 09/13955-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 08 de novembro de 2009
Vigência (Término): 04 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Ana Archangelo
Beneficiário:Ana Archangelo
Anfitrião: Paul Hoggett
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of the West of England, Bristol, Inglaterra  
Assunto(s):Psicanálise   Marginalidade social   Educação   Aprendizagem   Afetividade

Resumo

Estudos que venho realizando ao longo de vários anos têm indicado alguns caminhos de exploração do impacto da exclusão social sobre os aspectos emocionais envolvidos no que nesse trabalho é denominado de 'capacidade para não aprender'. Uma capacidade tão complexa quanto à sua oposta, que cumpre a difícil tarefa de manter alguns alunos longe de uma realidade que se impõe como experiência catastrófica (Bion), dissolução e morte. As raízes de tal capacidade parecem ser muitas. Todavia, ainda que multideterminada, como minha pesquisa vem demonstrando, a 'capacidade para não aprender' se sustenta em experiências sociais específicas e resulta em três grandes eixos de dificuldades: a dificuldade para o brincar, a ausência de memória e, por fim, a ausência de narrativa. Esse projeto tem o objetivo de aprofundar o estudo acerca do conceito de narrativa e investigar as possibilidades de utilização de tal conceito na análise de casos acompanhados em pesquisa empírica e na formulação de intervenção pedagógica. (AU)