Busca avançada
Ano de início
Entree

Catalisadores suportados tipo redox (V, Mo e Cr) em reações de oxidação seletiva de parafinas leves: mudanças na estrutura atividade por efeito de aditivos e da interação com o suporte

Processo: 00/07958-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de março de 2001
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Tecnologia Química
Pesquisador responsável:Gilberto Garcia Cortez
Beneficiário:Gilberto Garcia Cortez
Anfitrião: Miguel Ángel Bañares González
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Lorena , SP, Brasil
Local de pesquisa : Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), Espanha  
Assunto(s):Catalisadores   Catálise   Parafina

Resumo

Os catalisadores tipo óxido suportado têm uma grande aplicação na oxidação de parafinas leves e sua atividade é modificada através de aditivos e pela interação com o suporte. Os aditivos podem modificar as propriedades ácido-base do sistema, mas também tem a capacidade de coordenar-se com óxido suportado formando compostos com natureza distinta daquele óxido puro suportado. Os efeitos dos aditivos na estrutura e oxidação de parafinas leves dos óxidos de vanádio, molibdenio e cromo não têm sido estudados de forma sistemática. Este efeito será estudado em três suportes, MgO, AI203 e SÍ02, de origem comercial. Estes sistemas serão caracterizados por BET, DRX, XPS, Raman, análise química (ICP-plasma), etc. A atividade será medida em reações de oxidação seletiva de etano e de propano. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCIA CORTEZ‚ G.; FIERRO‚ J.L.G.; BAÑARES‚ MA. Role of potassium on the structure and activity of alumina-supported vanadium oxide catalysts for propane oxidative dehydrogenation. CATALYSIS TODAY, v. 78, n. 1, p. 219-228, 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.