Busca avançada
Ano de início
Entree

Camadas finas densas fabricadas por técnicas avançadas de deposição física de vapor para próxima geração de células a combustível de óxidos sólidos

Processo: 07/08686-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de abril de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Fabio Coral Fonseca
Beneficiário:Fabio Coral Fonseca
Anfitrião: Hans Peter Buchkremer
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Forschungszentrum Jülich, Alemanha  
Assunto(s):Células de combustível   Materiais cerâmicos

Resumo

Esta solicitação visa obter financiamento, na modalidade de Bolsa de Pesquisa no Exterior, para realização de estágio no Jülich Research Center (FZJ, Alemanha). O tema de trabalho proposto é relacionado com a pesquisa de materiais para células a combustível de óxido sólidos (SOFCs). As SOFCs são os dispositivos conhecidos mais eficientes para a conversão direta da energia química de um combustível em energia elétrica e seu desenvolvimento tem atraído importantes esforços e investimentos. A SOFC tem como principais características a sua habilidade de operação com vários combustíveis e a possibilidade de projeto em diferentes configurações por ser a única célula a combustível em estado sólido. Especificamente, o trabalho de pesquisa a ser desenvolvido no FZJ é focado na deposição de camadas finas e densas de eletrólitos em SOFCs planares suportadas no anodo por meio da técnica de deposição física de vapor (PVD) com aplicação de uma voltagem bias. O uso de uma voltagem bias visa obter uma maior densidade de íons no plasma durante a etapa de deposição, produzindo camadas funcionais mais homogêneas e com alto desempenho. O FZJ pode ser considerado uma liderança mundial na área de SOFCs e já vem desenvolvendo pesquisa sobre a deposição física de vapor. O presente plano tem objetivo e cronograma de atividades definidos pelo supervisor do estágio Dr. H.P. Buchkremer e consistirá em uma oportunidade excelente de aprendizado para a evolução da carreira científica deste proponente e para o grupo de pesquisa neste tema do IPEN, abrindo a possibilidade de futuros intercâmbios e colaborações com um centro de excelência na área em questão. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FONSECA, F. C.; UHLENBRUCK, S.; NEDELEC, R.; BUCHKREMER, H. P. Properties of bias-assisted sputtered gadolinia-doped ceria interlayers for solid oxide fuel cells. Journal of Power Sources, v. 195, n. 6, SI, p. 1599-1604, MAR 15 2010. Citações Web of Science: 28.
FONSECA, F. C.; UHLENBRUCK, S.; NEDELEC, R.; SEBOLD, D.; BUCHKREMER, H. P. Temperature and Bias Effects on Sputtered Ceria Diffusion Barriers for Solid Oxide Fuel Cells. Journal of the Electrochemical Society, v. 157, n. 10, p. B1515-B1519, 2010. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.