Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinantes do diabetes mellitus não-insulino dependente em mulheres: estudo prospectivo

Processo: 97/02424-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de setembro de 1997
Vigência (Término): 30 de novembro de 1999
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Paulo Andrade Lotufo
Beneficiário:Paulo Andrade Lotufo
Anfitrião: Joann E. Manson
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Brigham and Women's Hospital (BWH), Estados Unidos  
Assunto(s):Doenças cardiovasculares   Doença crônica   Obesidade

Resumo

Propõe-se a continuidade dos estudos etiológicos prospectivos dos determinantes do Diabetes Melito Não-Insulino Dependente (DMNID) com destaque para a atividade física, distribuição da obesidade (razão cintura-quadril) e dieta como também em verificar o papel destes fatores de risco como modificadores do risco de doenças cardiovasculares em mulheres portadoras do DMNID. Para o presente estudo, pretende-se utilizar os dados referentes a um estudo de coorte de 121.700 enfermeiras, no momento com idade entre 47-72 anos. No início da observação em 1976, 2184 casos de Diabetes foram identificados. Desde então até 1990, 2184 casos de Diabetes foram identificados. O objetivo será continuar a documentar e classificar os novos diagnósticos de DMNID nesta coorte. As informações proveniente de questionários contém grande quantidade de informações sobre atividade física, medidas antropométricas, história familiar de Diabetes e dieta. Técnicas de análise multivariada e estratificada serão utilizadas para quantificar o risco de DMNID com os diferentes níveis de atividade física, razão cintura-quadril e ingestão de nutrientes, após o controle para potenciais variáveis de confusão. O ganho de peso na fase adulta e o controle (ou nível) glicêmico em diabéticas e não diabéticas serão também considerados como variáveis para estudar a relação do DMNID com as doenças cardiovasculares O tamanho grande da coorte, o delineamento prospectivo, a alta taxa de seguimento (superior a 92%), os fatores de exposição bem detalhados e o controle de qualidade apurado dos fatores de desfecho fazem esta coorte como local único para testar as várias hipóteses etiológicas do DMNID. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AJANI‚ U.A.; GAZIANO‚ J.M.; LOTUFO‚ P.A.; LIU‚ S.; HENNEKENS‚ C.H.; BURING‚ J.E.; MANSON‚ J.A.E. Alcohol consumption and risk of coronary heart disease by diabetes status. Circulation, v. 102, n. 5, p. 500-505, 2000.
MANSON‚ J.A.E.; RIDKER‚ P.M.; SPELSBERG‚ A.; AJANI‚ U.; LOTUFO‚ P.A.; HENNEKENS‚ C.H. Vasectomy and subsequent cardiovascular disease in US physicians. Contraception, v. 59, n. 3, p. 181-186, 1999.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.