Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e aplicação de sensores para avaliação integrada de parâmetros do solo em agricultura de precisão

Processo: 98/04740-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 12 de setembro de 1998
Vigência (Término): 11 de março de 2000
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Carlos Manoel Pedro Vaz
Beneficiário:Carlos Manoel Pedro Vaz
Anfitrião: Jan W. Hopmans
Instituição-sede: Embrapa Instrumentação Agropecuária. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of California, Davis (UC Davis), Estados Unidos  
Assunto(s):Agricultura de precisão   Matéria orgânica   Agrotóxicos   Solos   Umidade do solo

Resumo

A agricultura de precisão ou manejo localizado é uma nova forma de atuação agrícola que considera a variação espacial dos solos e culturas e que possibilita a racionalização na aplicação de insumos e energia e diminui, consequentemente, a quantidade de produtos químicos aplicados nos solos e nas culturas, reduzindo a contaminação do meio ambiente e os custos de produção. Neste sentido, a instrumentação e automação agropecuária desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de tecnologias para a agricultura de precisão. O objetivo deste trabalho é desenvolver, adaptar e testar sensores, de contato e não contato, para a determinação de parâmetros físicos e químicos do solo como umidade (por reflectometria no domínio do tempo-TDR e capacitância), resistência à penetração (por penetrometria), teor de matéria orgânica (por técnicas de reflexão de luz infravermelha), e concentração de pesticidas (por técnicas eletroanalíticas), com potencial de aplicação em agricultura de precisão. As medidas dos parâmetros do solo serão realizadas de forma integrada, com os sensores posicionados na haste do penetrômetro, de forma que os dados possam ser coletados simultaneamente durante a sondagem no perfil do solo. Os sensores serão testados e utilizados em experimentos conduzidos em campo e os dados obtidos serão tratados por técnicas de geoestatística de modo a se obter mapas da distribuição espacial e temporal dos parâmetros medidos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VAZ‚ C.M.P.; BASSOI‚ L.H.; HOPMANS‚ J.W. Contribution of water content and bulk density to field soil penetration resistance as measured by a combined cone penetrometer-TDR probe. SOIL & TILLAGE RESEARCH, v. 60, n. 1, p. 35-42, 2001.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.