Busca avançada
Ano de início
Entree

Terapia genética com vírus adeno-associado codificando gene de receptor de fator de necrose tumoral no tratamento da periodontite

Processo: 06/01970-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Novas Fronteiras
Vigência (Início): 01 de agosto de 2006
Vigência (Término): 24 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Joni Augusto Cirelli
Beneficiário:Joni Augusto Cirelli
Anfitrião: William Victor Gianobille
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Michigan, Estados Unidos  
Assunto(s):Periodontite   Terapia genética   Adenovirus

Resumo

A patogênese da doença periodontal é caracterizada por uma resposta inflamatória do hospedeiro a patógenos presentes no biofilme bucal. Citocinas, como Fator de Necrose Tumoral Alfa (TNF), são produzidas nos tecidos periodontais envolvidos e desencadeiam um processo de destruição tecidual irreversível. Terapias de modulação de resposta do hospedeiro, que bloqueiam a ação destas citocinas pró-inflamatórias, são promissoras na terapia periodontal. O objetivo deste estudo é determinar a eficácia da liberação genética de Receptor de Fator de Necrose Tumoral (TNFR:Fc) por um vetor de vírus adeno-associado, na prevenção da perda óssea alveolar em um modelo animal de periodontite experimental. Doença periodontal será induzida em ratos por meio de ligaduras colocadas subgengivalmente ao redor da cervical dos primeiros e segundos molares maxilares, em ambos os lados. A aplicação do vetor genético será realizada por injeção única intramuscular nos músculos quadríceps (aplicação sistêmica) ou nos tecidos periodontais dos molares envolvidos (aplicação local). Grupos controles receberão injeção de solução veiculo ou apenas ligaduras. As injeções serão realizadas cinco semanas antes do início da indução da doença e cinco animais por grupo/período serão sacrificados uma, duas ou três semanas após a colocação das ligaduras. Serão avaliados: concentração de TNFR:Fc no soro, quantidade de perda óssea alveolar ao redor dos molares maxilares, expressão de citocinas pró-inflamatórias nos tecidos periodontais dos dentes envolvidos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CIRELLI, J. A.; PARK, C. H.; MACKOOL, K.; TABA, JR., M.; LUSTIG, K. H.; BURSTEIN, H.; GIANNOBILE, W. V. AAV2/1-TNFR:Fc gene delivery prevents periodontal disease progression. Gene Therapy, v. 16, n. 3, p. 426-436, MAR 2009. Citações Web of Science: 34.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.