Busca avançada
Ano de início
Entree

Formação e atuação de professores: investigando a base de conhecimento

Processo: 92/04587-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de março de 1993
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 1994
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Maria da Graça Nicoletti Mizukami
Beneficiário:Maria da Graça Nicoletti Mizukami
Anfitrião: Joyce Elaine King
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Santa Clara University (SCU), Estados Unidos  
Assunto(s):Formação de professores   Planejamento educacional   Bases de conhecimento   Currículo

Resumo

Tendo como preocupação central corno formar o professor competente e socialmente comprometido, capaz de mediar o processo educacional de tal forma que esta mediação seja bem sucedida e de qualidade, propõe-se, com este projeto, investigar qual a função e quais as contribuições da base de conhecimento na formação e na atuação de professores. Para tanto, objetiva-se analisar: propostas/programas gerais relativos à base de conhecimento; propostas específicas direcionadas a programas de formação de futuros professores, de professores que já estão no exercício do magistério e de professores iniciantes propostas específicas de avaliação da prática pedagógica de professores concebidas a partir da base de conhecimento e a operacionalização da referida base na formação/atuação de professores que trabalham com currículos pluriculturais. Será desenvolvido tendo a Santa Clara University - CA como sede e envolverá a California State University, a San Jose University e a Stanford University. Pela própria natureza desse trabalho, delineia-se uma investigação que implicará abordagem qualitativa quer na consideração das fontes de obtenção dos dados, quer no tratamento e na análise dos mesmos. (AU)