Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos indicadores mais apropriados para o monitoramento multinível e integrado do processo de desertificação (voltado para o trópico semi-árido brasileiro)

Processo: 97/11439-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 02 de março de 1998
Vigência (Término): 01 de março de 1999
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Vitor Celso de Carvalho
Beneficiário:Vitor Celso de Carvalho
Anfitrião: Jacques Hubschman
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Université Toulouse II-Le Mirail, França  
Assunto(s):Desertificação   Sensoriamento remoto   Monitoramento climático   Mudança climática

Resumo

O processo de desertificação tem uma expressão global. Evidências da sua ocorrência e expansão no trópico semi-árido brasileiro são incontestáveis. Diante destes fatos, torna-se urgente a implantação de um sistema de monitoramento continuo desta região. Para atingir esta meta foi identificado como um problema maior, a definição dos indicadores do processo mais adequados para o uso integrado dos produtos de sensoriamento remoto multinível, sistemas de informações geográficas e levantamentos in situ, objetivo geral desta proposta para isto, pretende-se combinar a experiência pessoal com a internacional consolidada no projeto Ecozonar iniciado em 1996 no contexto do programa Europeu Alfa. (AU)