Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos fisiopatológicos da respiração tipo Cheyne-Stokes com apnéias centrias durante o sono na pressão arterial e atividade nervosa simpática em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva:efeitos.

Processo: 97/03694-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de setembro de 1997
Vigência (Término): 31 de agosto de 1998
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Geraldo Lorenzi Filho
Beneficiário:Geraldo Lorenzi Filho
Anfitrião: Thomas Douglas Bradley
Instituição-sede: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Toronto (U of T), Canadá  
Assunto(s):Pressão sanguínea

Resumo

Os distúrbios respiratórios durante o sono podem desempenhar papel importante na fisiopatologia e prognostico de pacientes com insuficiência cardíaca congestiva (ICC). Propomos investigar os efeitos da respiração Cheyne-Stokes com apnéias centrais (RCS) na pressão arterial (PA) e atividade nervosa simpática dirigida ao músculo (ANSM) em pacientes com ICC. Vinte paciente com ICC, 10 com RCS, serão estudados durante a vigília e o sono. A ANSM e a PA serão continuamente monitorados através de microneurografia e finapress, respectivamente. No grupo RCS, será também administrado baixas concentrações de CO2 inalatório. Antecipamos que: 1. a ANSM será maior em pacientes com RSC; 2. a ANSM deve diminuir nos pacientes sem RCS na transição vigila sono, porem deve aumentar no grupo RCS. A PA deve seguir o mesmo padrão; 3. a inalação de CO2 deve eliminar a RCS através da elevação da PaCO2 acima do limiar de apneia; 4. a abolição da RCS deve reduzir a ANSM e PA durante o sono. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.