Busca avançada
Ano de início
Entree

Sensores biológicos baseados especificamente em células de resposta imune usando microscopia de fluorescência confocal e técnicas relacionadas

Processo: 99/06741-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de novembro de 1999
Vigência (Término): 30 de abril de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Celular
Pesquisador responsável:Rose Mary Zumstein Georgetto Naal
Beneficiário:Rose Mary Zumstein Georgetto Naal
Anfitrião: Barbara Baird
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : Cornell University, Estados Unidos  
Assunto(s):Fluorescência   Imunoglobulina E   Mastócitos

Resumo

Os receptores para imunoglobulina E (IgE) em mastócitos têm sido extensivamente estudados devido ao seu papel nas respostas alérgicas do sistema imune. Quando o antígeno é reconhecido pelo complexo imunoreceptor (IgE/Fc-epsilon-RI) em mastócitos, tem início um sinal transmembrana que resulta na degranulação celular e liberação de mediadores químicos. Esse sinal biológico será empregado no desenvolvimento de um sensor que combina as técnicas de microscopia de fluorescência confocal e micro-balança de quartzo com a capacidade de reconhecimento e resposta de componentes imunes naturais e geneticamente elaborados. Este sensor biológico será útil no estudo de outros tipos de imunoreceptores. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAAL‚ R.M.Z.G.; HOLOWKA‚ E.P.; BAIRD‚ B.; HOLOWKA‚ D. Antigen-Stimulated Trafficking from the Recycling Compartment to the Plasma Membrane in RBL Mast Cells. TRAFFIC, v. 4, n. 3, p. 190-200, 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.