Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação magneto-óptica de semicondutores para a spintrônica

Processo: 09/16912-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de abril de 2010
Vigência (Término): 31 de maio de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Convênio/Acordo: DAAD
Pesquisador responsável:Andre Bohomoletz Henriques
Beneficiário:Andre Bohomoletz Henriques
Anfitrião: Dmitri Yakovlev
Instituição no exterior: Technische Universität Dortmund (TU Dortmund), Alemanha
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Spintrônica   Calcogênios   Semicondutores

Resumo

Calcógenos de európio são materiais semicondutores importantes com potencial para a aplicação em dispositivos spintronicos. Aqui iremos investigar camadas epitaxiais de EuTe e EuSe fabricadas por epitaxia de feixe molecular a fim de coletar novas evidências experimentais que irão aperfeiçoar o nosso conhecimento dos processos eletrônicos nestes sistemas. Os experimentos incluem rotação de Faraday resolvida no tempo, fotoluminescência resolvida no tempo e geração de segundo harmônico. A pesquisa tem por objetivo detectar e controlar o magnetismo eletrônico e nuclear com a utilização da luz. Ilhas quânticas de InAs embutidas em uma matriz de GaAs, e contendo eletrons aprisionados, fabricadas por MBE na Universidade de São Paulo, também serão investigadas pela técnica de teste-e-prova da rotação de Faraday, a fim de caracterizar suas propriedades spintronicas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCHWAN, A.; MEINERS, B-M.; HENRIQUES, A. B.; MAIA, A. D. B.; QUIVY, A. A.; SPATZEK, S.; VARWIG, S.; YAKOVLEV, D. R.; BAYER, M. Dispersion of electron g-factor with optical transition energy in (In,Ga)As/GaAs self-assembled quantum dots. Applied Physics Letters, v. 98, n. 23 JUN 6 2011. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.