Busca avançada
Ano de início
Entree

Recuperação e purificação do Taxol em leito móvel simulado

Processo: 98/03206-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de agosto de 1998
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2000
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química
Pesquisador responsável:Marco Aurélio Cremasco
Beneficiário:Marco Aurélio Cremasco
Anfitrião: Nien Hwa Linda Wang
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Purdue University, Estados Unidos  
Assunto(s):Adsorção (química)

Resumo

O Taxol®, conhecido também como paclitaxel, é uma droga poderosa utilizada no tratamento de câncer. Ele interfere na multiplicação das células cancerígenas, reduzindo ou interrompendo seu crescimento e disseminação no corpo. No que se refere a sua obtenção, o Taxol® pode ser recuperado a partir de um meio líquido cultivado, este oriundo da cultura de células vegetais. Entretanto, o Taxol® existe em mistura com um número alto de taxanas estruturalmente semelhantes a ele, o que leva a dificuldade em recuperá-lo. Contudo, pode-se obtê-lo a partir de sistemas cromatográficos que se utilizam de reciclo. Tais sistemas, por sua vez, ficam limitados a sistemas em batelada, o que leva geralmente à produção de pequenas quantidades. Para a ampliação de escala do processo toma-se necessária a abordagem de sistemas contínuos. Um exemplo atual de estratégia com sistemas contínuos é o Leito Móvel Simulado (LMS). O sistema cromatográfico tipo Leito Móvel Simulado (LMS) provoca um aparente escoamento contínuo em contra corrente entre a fase líquida e o leito sólido, aumentando a força motriz necessária para transferência de massa e, conseqüentemente, a eficiência do processo. O LMS utiliza uma série de colunas adsorventes que são conectadas a recipientes que contém a alimentação, o adsorvente e que recebem as correntes de saída do produto através de linhas controladas por um conjunto de válvulas de posições múltiplas. Este conjunto de válvulas controladoras permite que sejam alternados, em intervalos de tempo regulares, os pontos de entrada da alimentação, do adsorvente e das correntes de saída sem a necessidade da abertura da câmara. O sistema troca de posições entre os pontos de entradas e de saída simulando o escoamento em contra corrente. O LMS é mais econômico do que os sistemas cromatográficos convencionais em batelada por diversas razões. É um processo contínuo e permite separar, de uma mistura, dois solutos similares. Este sistema permite altas produções e baixo consumo de solvente como na cromatografia com reciclo. Este projeto objetiva, principalmente, investigar uma configuração de Leito Móvel Simulado para separar o Taxol® de um sistema de taxanas. O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Biosseparação do Departamento de Engenharia Química da Universidade de Purdue, em West Lafayette, Indiana, Estados Unidos. Este Laboratório tem a direção da Professora Nien-Hwa Linda Wang. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CREMASCO, M. A.; HRITZKO, B. J.; WANG, N. -H. LINDA. EXPERIMENTAL PURIFICATION OF PACLITAXEL FROM A COMPLEX MIXTURE OF TAXANES USING A SIMULATED MOVING BED. Brazilian Journal of Chemical Engineering, v. 26, n. 1, p. 207-218, JAN-MAR 2009. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.