Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de filmes finos de óxidos mistos de vanádio como armazenadores de íons em dispositivos eletrocrômicos e microbaterias

Processo: 99/07138-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 10 de janeiro de 2000
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2000
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Airton Lourenço
Beneficiário:Airton Lourenço
Anfitrião: Enrico Masetti
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Ente per le Nuove Tecnologie, l'Energia e l’Ambiente (ENEA), Itália  
Assunto(s):Eletroquímica   Filmes finos   Microbaterias   Eletrocromismo

Resumo

O projeto de pesquisa pretende estudar eletrodos de óxidos mistos de vanádio na forma de filmes finos depositados por sputtering, com enfoque na sua utilização em dispositivos eletroquímicos como janelas eletrocrômicas e microbaterias recarregáveis. Os parâmetros de deposição serão ajustados e as amostras serão submetidas a caracterizações ópticas, eletro-ópticas, mecânicas e eletroquímicas que permitirão determinar a eficiência eletroquímica, capacidade específica, reversibilidade, ciclabilidade, estabilidade termodinâmica, e a cinética desses materiais como eletrodos de reações de inserção de íons de lítio. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOURENCO‚ A.; MASETTI‚ E.; DECKER‚ F. Electrochemical and optical characterization of RF-sputtered thin films of vanadium-nickel mixed oxides. Electrochimica Acta, v. 46, n. 13, p. 2257-2262, 2001.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.