Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação e caracterização de fatores de virulência de Haemophilus aegyptius associado à Febre Purpúrica Brasileira (FPB)

Processo: 94/01884-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de setembro de 1994
Vigência (Término): 31 de agosto de 1996
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Lúcia Cecconi Tondella
Beneficiário:Maria Lúcia Cecconi Tondella
Anfitrião: Frederick D. Quinn
Instituição-sede: Instituto Adolfo Lutz (IAL). Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Centers for Disease Control and Prevention (CDC), Estados Unidos  
Assunto(s):Virulência   Haemophilus influenzae

Resumo

A FPB, doença infecciosa aguda, foi identificada em Promissão, SP, no ano de 1984, com registro de 10 óbitos. É causada por Haemophilus aegyptius (Hae) acometendo crianças eutróficas na faixa etária entre 2m a 14a. Vem ocorrendo epidêmica e esporadicamente, com letalidade superior a 60%. Os fatores determinantes da virulência ao Hae estão pouco elucidados, motivo da realização deste projeto de pesquisa, baseado na metodologia de hibridização substrativa. Os mRNas extraídos de cepas vir+ e vir- de Hae serão transformados em cDNA e hibridizados. O produto obtido será utilizado como sonda genética para a seleção de genes ativamente expressos pela cepa vir+ clonados em hgtil. Estes genes serão subclonados em pUC18 e sequenciados. (AU)